Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10425
Compartilhe esta página
Título: | Da partitura musical: um olhar estético à preservação da memória |
Autor(es): | Cavalcanti, Hugo Carlos |
Palavras-chave: | Ciência da Informação; Abordagem interdisciplinar do conhecimento; Partituras; Informação; Estética; Crítica genética |
Data do documento: | 25-Fev-2013 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CAVALCANTI, Hugo Carlos. Da partitura musical: um olhar estético à preservação da memória. Recife, 2013. 156 f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, 2013. |
Abstract: | O tratamento sensível dado à informação musical oferece à partitura o estatuto de memória estética preservada. O estudo da memória estético-cognitiva é aqui explorado para ser reconhecido no campo da Ciência da Informação pelo alargamento documental das heranças de bens culturais artísticos. Objetivou-se estudar e compreender esse estatuto, a fim de ampliar a atuação dos profissionais da informação documentária. Problematizou-se a partitura como suporte documental de criação estética quando a informação contida traduz emoção, memória social e conhecimento simbólico. Metodologicamente, a pesquisa exploratória fundamentou-se em contribuições dos campos da Comunicação, da Estética e da Documentação, acrescidas pela Ciência da Informação. As produções estéticas da música mostraram-se à Ciência da Informação como um profícuo campo de estudos para a memória, o conhecimento e a identidade coletiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10425 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Hugo Cavalcanti.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons